terça-feira, 19 de abril de 2022

BOWIE

Um labrador ainda muito jovem! Gosta de brincar, conviver e apenas ladra em situações muito específicas (quando objectos se movimentam "sozinhos").
Quem o pode censurar? É bastante óbvio que objectos não devem mexer-se sozinhos!

Não pude ignorar o facto de ser uma raridade de labrador, pois não come descontroladamente e não come tão rapidamente como se costuma ver em cães da mesma raça.

Com 11 meses.

Sendo um jovem canídeo, ainda tem o mundo por explorar. É notável ser um animal atento a tudo o que se movimenta, curioso e apesar de não ser ensinado/treinado, já aprendeu a sua rotina diária.

Com o Bowie fiz passeios (dog walking). No primeiro dia foi-me mostrado pela sua tutora o caminho habitual.
No entanto, quando fui sozinha, a dada altura fiquei em dúvida e o Bowie caminhou em direcção ao caminho correcto sem hesitação. Nesse mesmo passeio, por haver limpezas no caminho habitual, tive que insistir para passarmos para o lado oposto. O Bowie recusava-se a sair do trajecto habitual! Com alguma persistência consegui persuadi-lo, alguns metros depois foi o próprio Bowie que, mesmo em frente à sua residência, quis atravessar novamente.

Os hábitos fazem a diferença!


terça-feira, 5 de abril de 2022

Tosquia do Jung

Tenho de começar por dizer que é muito difícil encontrar quem faça tosquia a coelhos!

Felizmente consegui por um grande acaso. 

O Jung é um coelho anão independente e como tal, não acha nada bem que peguem nele para o transportar nem acha nada bem que lhe mexam no pêlo felpudo e macio, à excepção de festinhas do nariz até à cauda.

Sozinha a fazer tosquia a uma bola de pêlo rebelde torna-se impossível sem que um de nós sofra dano.

Sendo assim, marquei tosquia para esta manhã com Mimos & Relax Pets. É um estabelecimento que faz tosquias e banhos a cães, gatos e por vezes a coelhos. Têm estabelecimentos em algumas localidades no distrito de Lisboa. Pelo que me foi explicado, nem todos os estabelecimentos têm quem faça estes procedimentos em coelhos pois têm uma pele muito mais fina do que os cães e gatos e isso torna-se um perigo para este tipo de procedimento.

Há que ter atenção ao utilizarem máquina de tosquia nos coelhos. É recomendado ser feito sempre com ajuda, por uma pessoa com experiência e em casos com demasiados nós e grandes, recomenda-se que seja feito com Médicos Veterinários presentes.

O temperamento dos animais também ajuda muito para que estes procedimentos tenham ou não sucesso.

No caso do meu coelho já está habituado a que eu o manipulasse para pequenas tosquias em algumas partes do corpo usando tesoura ou máquina de tosquia, pois tive ajuda para isso durante muito tempo e os nós não chegavam à pele.
Nunca lhe dei banho e já o vi molhar acidentalmente as patinhas. Garantidamente ele não acha que o sítio da água é fora do bebedouro!

Hoje pela primeira vez foi tosquiado nas costas e não foi na barriga porque já estava a ser muito stressante para ele. Juntamente com a tosquiadora, optou-se por não se fazer e também ficou acordado que não iria ser dado banho.

Não é um coelho que morda por ser manuseado mas não significa que esteja a gostar de estar num local novo enquanto o seguram. Há que ter isso em conta!

Claro que assim que abri a transportadora em casa, tive que o ouvir a avisar a vizinhança que havia perigo.

Outro pormenor... o pêlo dos coelhos por ser diferente, fica também com um resultado diferente do que habitualmente vemos em cães e gatos. É muito difícil tosquiar de forma a que o pêlo fique uniforme.

Em casa após tosquia

segunda-feira, 4 de abril de 2022

Ozzy e Ziggy

Depois de muito tempo, tenho novos amigos para apresentar. Estive com eles 3 dias.

É uma mais-valia se os animais permanecerem no seu habitat habitual e como, neste caso, são dois felinos e bons amigos um do outro, é muito melhor para ambos ficarem no seu conforto da casa e há vontade nas suas rotinas também habituais.

Como é hábito, fui ao encontro da tutora, do Ozzy e do Ziggy com antecedência para ficar a par da rotina, alimentação e higiene. Fui muito bem recebida! :)

Ozzy e Ziggy de 4 e 2 anos de idade.

O Ozzy é mais atento e precaucioso, gosta de analisar pacientemente estando do lado de fora da situação. Já o Ziggy, só quer brincar e acompanhar bem de perto tudo o que se passa.

Ziggy

Depois de uma grande análise detalhada por parte do Ozzy, lá decidiu que estava na hora de ver de perto a brincadeira e ocasionalmente mostrar a elegância de gato ao percorrer a divisão sem ser visto e de atacar de surpresa os brinquedos que mais mal se portavam. (ver vídeo acima)

Ozzy

No último dia lá deixou passar-lhe a mão mais do que uma vez sem levantar um dos seus membros em sinal de "já chega.".

Espero que nos voltemos a ver :)