terça-feira, 5 de abril de 2022

Tosquia do Jung

Tenho de começar por dizer que é muito difícil encontrar quem faça tosquia a coelhos!

Felizmente consegui por um grande acaso. 

O Jung é um coelho anão independente e como tal, não acha nada bem que peguem nele para o transportar nem acha nada bem que lhe mexam no pêlo felpudo e macio, à excepção de festinhas do nariz até à cauda.

Sozinha a fazer tosquia a uma bola de pêlo rebelde torna-se impossível sem que um de nós sofra dano.

Sendo assim, marquei tosquia para esta manhã com Mimos & Relax Pets. É um estabelecimento que faz tosquias e banhos a cães, gatos e por vezes a coelhos. Têm estabelecimentos em algumas localidades no distrito de Lisboa. Pelo que me foi explicado, nem todos os estabelecimentos têm quem faça estes procedimentos em coelhos pois têm uma pele muito mais fina do que os cães e gatos e isso torna-se um perigo para este tipo de procedimento.

Há que ter atenção ao utilizarem máquina de tosquia nos coelhos. É recomendado ser feito sempre com ajuda, por uma pessoa com experiência e em casos com demasiados nós e grandes, recomenda-se que seja feito com Médicos Veterinários presentes.

O temperamento dos animais também ajuda muito para que estes procedimentos tenham ou não sucesso.

No caso do meu coelho já está habituado a que eu o manipulasse para pequenas tosquias em algumas partes do corpo usando tesoura ou máquina de tosquia, pois tive ajuda para isso durante muito tempo e os nós não chegavam à pele.
Nunca lhe dei banho e já o vi molhar acidentalmente as patinhas. Garantidamente ele não acha que o sítio da água é fora do bebedouro!

Hoje pela primeira vez foi tosquiado nas costas e não foi na barriga porque já estava a ser muito stressante para ele. Juntamente com a tosquiadora, optou-se por não se fazer e também ficou acordado que não iria ser dado banho.

Não é um coelho que morda por ser manuseado mas não significa que esteja a gostar de estar num local novo enquanto o seguram. Há que ter isso em conta!

Claro que assim que abri a transportadora em casa, tive que o ouvir a avisar a vizinhança que havia perigo.

Outro pormenor... o pêlo dos coelhos por ser diferente, fica também com um resultado diferente do que habitualmente vemos em cães e gatos. É muito difícil tosquiar de forma a que o pêlo fique uniforme.

Em casa após tosquia

0 comentários:

Enviar um comentário